ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Salvador ou Porto Seguro? A difícil escolha para quem quer curtir a Bahia

Salvador ou Porto Seguro? A difícil escolha para quem quer curtir a Bahia

Publicado em: 20/06/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Para quem quer fazer turismo, aproveitando o verão pelo litoral brasileiro, escolher entre Salvador, capital da Bahia, fundada em 1549, e porta de entrada para a Baía de Todos os Santos, e Porto Seguro, também no litoral baiano, nas no Extremo Sul, onde aportou pela primeira vez os portugueses no Brasil, em 1500, são duas opções imperdíveis. As duas cidades são fantásticas do ponto de vista turístico, com uma diversidade cultural, geográfica, gastronômica, religiosa e étnica que a tornam um dos locais mais visitados por brasileiros e estrangeiros no Brasil.
E foi o que constatou a pesquisa realizada pela plataforma de hospedagens Airbnb. A capital baiana e a cidade de Porto Seguro estão entre os 10 destinos mais procurados no mundo. No Brasil, Salvador só fica atrás da cidade de Florianópolis (SC) e Porto Seguro (BA), no Sul do Estado, o que torna a Bahia um destino dos mais procurados durante o período conhecido como Alta Estação.
Com uma população de aproximadamente três milhões de habitantes, Salvador, primeira capital do Brasil, é conhecida mundialmente pela sua diversidade cultural, onde as manifestações na música e nas artes a transformam num caldeirão efervescente de ritmos e danças, que culminam com o carnaval, chamado de “A maior festa de rua do planeta”.


São manifestações de diversidade religiosa e gastronômica, onde o passado herdado dos antigos escravos africanos, se misturam nos templos e nas ruas, como na Lavagem do Bonfim, e nos restaurantes, onde ingredientes como o dendê e o leite de coco, dos povos indígenas, se misturam ao acarajé e abará, dos antigos africanos, lado a lado com a moderna gastronomia regional, nacional e internacional.
Lugares ícones e que se transformaram em verdadeiros cartões postais, como o Elevador Lacerda, Centro Histórico, Farol da Barra, Colina Sagrada e praias do Porto da Barra à Ribeira, sem contar com, o Centro Histórico, cuja área do Pelourinho é tombada internacionalmente pela ONU/UNESCO, e as ilhas da Baía de Todos os Santos, são pontos turísticos bastante cobiçados pelos visitantes de todo o Brasil e de várias partes do mundo. E tudo isso aliado à uma boa infraestrutura hoteleira e de serviços.


Já Porto Seguro, distante 700 quilômetros da capital baiana, e com uma população de pouco mais de 150 mil habitantes, é também conhecida, não apenas pela história, por ter sido ali o local de desembarque da esquadra de Pedro Alvares Cabral, em abril de 1500, iniciando o processo que deu origem ao país chamado Brasil, mas pela diversidade cultural e suas belas praias. Locais como Coroa Vermelha, a vizinha Santa Cruz Cabrália, Arraial D`Ajuda, Trancoso e Caraíva, atraem gente de todo o mundo.
A lista completa dos dez destinos de turismo internacional mais procurados é liderada por Málaga (Espanha), seguida de Sydney (Austrália), Melbourne (Austrália), Auckland (Nova Zelândia), Bangkok (Tailândia), Queenstown (Nova Zelândia), Florianópolis (Brasil), Porto Seguro (Brasil), Perth (Austrália) e Salvador (Brasil).

Compartilhar: