Não é preciso viajar mais que 100 quilômetros, sem os costumeiros congestionamentos nas estradas, ou mesmo na disputada travessia de ferry boat pela Baía de Todos os Santos, em direção à Ilha de Itaparica, para encontrar dois ótimos refúgios para quem quer vir para a Bahia, mas não quer estar no meio do agito do carnaval de Salvador. As localidades de Cabuçu e Bom Jesus dos Pobres, distritos do município de Saubara, a 84 quilômetros da capital.
Com praias belíssimas, de águas mornas, mansas e rasas, as duas localidades, em direção opostas uma à outra, está a poucos quilômetros da sede do município e nos últimos anos se transformaram em uma espécie de balneário para famílias de Salvador e cidades próximas, e vem cada vez mais sendo descobertas pelo turismo. Estando próximas à enseada do Rio Paraguaçu, não possuem a cristalinidade das águas de praias em mar aberto, mas tem a temperatura suave e quase sem ondas, das localidades do interior da Baía de Todos os Santos.
Praia de Cabuçu – Fica do lado direito de quem sai da sede do município de Saubara, e é conhecida como o balneário das populações de cidades próximas, como Santo Amaro e Cachoeira, e até mesmo Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia. Sua extensa praia, de onde em alguns trechos dá para ver os contornos os de Salvador, tem águas apropriadas para a prática de esportes náuticos, como windsurf, esqui e vela.
O distrito fica entre o mar e desembocadura de pequenos rios, que em determinados meses do ano a praia torna-se um “berçário marinho”, produzindo desde aratu (crustáceo) a sururu (marisco). É conhecida popularmente como Praia do Oi, por ser a mais frequentada do município – geralmente por pessoas das cidades vizinhas que se conhecem. Seu nome na língua tupi significa marimbondo.
Cabuçu tem uma relativa estrutura de hospedagem e barracas de praias, mas por ser próxima às cidades vizinhas, com aceso asfaltado, muitas pessoas costumam fazer o turismo do tipo “bate e volta”, indo de manhã cedo e retornando ao final da tarde.
Bom Jesus dos Pobres – Logo após Cabuçu, mas à esquerda, esse distrito está a pouco mais de três quilômetros da sede de Saubara, e possui praias de águas mansas e rasas. Além da praia na sede do vilarejo, onde se reúnem os pescadores da região, a Praia da Bicam apesar do seu acesso em estrada de chão, é uma das mais procuradas, por causa da sua beleza natural.
Distante da Praça de Bom Jesus dos Pobres, a Praia da Bica fica a pouco mais de um quilômetro, e ganhou esse nome por causa da existência de uma bica uma bica de água doce que fica de frente para um mar de águas cristalinas.
Um pouco mais distante, a cerca de quatro quilômetros, fica a Praia de Monte Cristo, ideal para quem curte aventuras e quer se desconectar da realidade agitada das cidades. É quase que deserta e seu acesso só é possível em períodos sem chuvas, por causa da estrada. Na Maré baixa, dá pra chegar a pé, vindo de Bom Jesus. Ou de barco que pode ser fretado no próprio cais de Bom Jesus dos Pobres. A praia fica bem próxima à foz do Rio Paraguaçu, e quase em frente a Salinas das Margaridas.
Como chegar
A partir de Salvador a rota é seguir 59 quilômetros pela BR-324 até o entroncamento da BA- 026 que leva à cidade de Santo Amaro, 11 quilômetros adiante. De Santo Amaro segue-se 5 quilômetros até o entroncamento para a cidade de Saubara, na BA-420, e mais 19 quilômetros até a sede do município. Daí escolhe-se seguir para Cabuçu ou Bom Jesus dos Pobres, A viagem toda dura cerca de 1h30.