A orla Norte de Salvador, ou seja, aquela que começa na entrada da Baía de Todos os Santos, no Farol, da Barra, bairro praticamente central da cidade, é um espetáculo de sucessão de praias cada uma mais bonita que a outra.
Você nunca tem a sensação de sair da cidade, porque, na verdade, não sai. De um lado, prédios e belas casas; do outro, o marzão do Oceano Atlântico.
E é seguindo esse caminho, sem erro, sempre na via principal, que é possível chegar rapidinho, por exemplo, à Praia de Patamares, onde uma grande placa azul identifica o local.
Fica logo após a Boca do Rio, praia e bairro a pouco mais de uma dezena de quilômetros do Centro Histórico da cidade. O mar, lindo e de azul profundo, não chega a ser dos melhores para o banho, devido às grandes ondas, que deliciam os surfistas.
Mas quem vai pensar em mergulhos profundos tendo tanta areia limpa e uma paisagem estonteante pela frente?
Em Patamares, onde há inúmeros hotéis e pousadas, para todos os bolsos, é possível alugar cadeiras de praia e curtir alguns bons tira-gostos típicos da Bahia, enquanto se vê, ao longe, a silhueta do famoso Farol de Itapuã.
Ali, também uma barraca escapou da demolição de tais equipamentos na orla soteropolitana: trata-se do excelente Boteco do Caranquejo, conhecido também como “antiga Dadá”. Muitas delícias e cerveja gelada à beira-mar garantem o conforto e a comodidade.