Elas são vilas vizinhas, ambas parte do município de Mata de São João, a cerca de 70 quilômetros de Salvador, mas guardam diferenças entre si. Enquanto Praia do Forte já se consolidou como movimentadíssimo destino turístico, a outra, Imbassaí, parece caminhar no mesmo rumo, mas levada pela brisa do mar.
Lá o que impera é a tranquilidade e pouca agitação, pousadas simples e um ou outro hotel de luxo, preservando, com isso, fortemente as características de antiga vila de pescadores.
Mas tem um segredinho que poucos baianos conhecem: a gastronomia do lugar. Ela é especialmente rica e os prados à base do azeite de dendê e leite de coco são os mais pedidos, não importa se num restaurante mais sofisticado ou nos mais simples
Mas se você é do tipo exigente, relaxe. Basta arrumar as malas que a localidade já tem como recebê-lo em grande estilo e padrão internacional. Imbassaí ganhou um resort de grande porte com 654 apartamentos, o Grand Palladium Imbassaí e já briga com a vizinha Praia do Forte em termos de qualidade de serviço no padrão resort.
Luxo e sofisticação à parte, o ambiente de muita tranquilidade tendo como cenário o encontro do Rio Imbassaí com o mar, permanece inalterado.
O aceso à praia é feito através de pequenas pontes de madeira que atravessam o rio, mas há também a opção, bem barata, de fazer a travessia de forma bem mais gostosa: numa jangada, sentindo a brisa do mar no rosto.
O visitante que não quer ou não pode desfrutar o alto luxo do resort, nem por isso passa sufoco: há muitas pousadas confortáveis à disposição.
Na hora de comer, muitas opções nos restaurantes instalados nas duas margens do rio. E muita paz.