Com treze Zonas Turísticas, onde a diversidade de clima e relevo dão características especiais e propiciam o turismo nas suas mais variadas modalidades, a Bahia foi o segundo estado em que a atividade turística mais cresceu, em maio.
Se você está pensando em vir à Bahia e ainda não decidiu o roteiro, veja abaixo as opções distribuídas nas diversas zonas turísticas do estado.
Baía de Todos-os-Santos – Localizada na capital do estado, é a maior baía brasileira, tendo 1.052 km² de extensão, profundidade de até 42 metros com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros
Caminhos do Jiquiriçá – Vale entre as BR-101 e 116, com municípios como Lage, Mutuípe, Santa Inês, Jiquiriçá. Ótimo para o ecoturismo.
Caminhos do Oeste – Barreiras, Luís Eduardo Magalhães são os principais municípios. Ideal para esportes radicais.
Caminhos do Sudoeste – A referência é Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia. Destaque para a boa infraestrutura e um agradável clima de montanha. Agora mesmo sedia o Festival de Inverno.
Caminhos do Sertão – Começa por Juazeiro e segue até Paulo Afonso, nas margens do Rio São Francisco, mas abrangendo o Raso da Catarina. Refúgio do bando de Lampião e das ararinhas azuis, em extinção. Paisagem bem rústica.
Vale do São Francisco – Entre Juazeiro e Paulo Afonso, sempre nas margens do Rio São Francisco. As vinícolas do São Francisco são um bom atrativo.
Chapada Diamantina – A rota do diamante, tendo Lençóis como cidade principal e o Vale do Capão como maior atração. O friozinho do inverno é convidativo, mas as caminhadas pelas trilhas e visita as cachoeiras são imperdíveis.
Costa dos Coqueiros – Logo após Salvador, em todo o Litoral Norte até Sergipe. Referência maior é a Praia do Forte, bucólico paraíso com sua vila e ótima gastronomia.
Costa do Dendê – Valença, Morro de São Paulo e a Península de Maraú. O mar é um convite e o sol costuma brilhar mais de 300 dias no ano.
Costa do Cacau – Ilhéus, Itacaré e Canavieiras. A terra de Jorge Amado tem praias maravilhosas e Itacaré é o novo point do turismo no estado.
Costa das Baleias – Parque Nacional de Abrolhos. É para quem curte a natureza e o balé das baleias que buscam suas águas mornas para agasalhar e procriar.
Costa do Descobrimento – Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Trancoso, Caraíva e Arraial D`Ajuda. Praia, natureza, história e badalação 24 horas por dia. Está bom ou quer mais…
Lagos e cânions do São Francisco – Abriga o conjunto de lagos formados pelas usinas e barragens que formam o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso até a divisa com os estados de Alagoas e Sergipe. Perfeito para passeios náuticos contemplando a natureza.