ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Costa do Dendê espera um verão de ocupação recorde

Costa do Dendê espera um verão de ocupação recorde

Publicado em: 23/09/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Com a chegada do verão, a Costa do Dendê, ou Litoral do Baixo Sul, na Bahia, que vai de Valença até Camamu, e onde estão algumas das mais famosas e badalas praias do litoral baiano, se prepara para uma grande temporada, com o turismo em alta e pousadas no limite de reserva para algumas datas.

. É o caso do Portal Rio Uma, o maior e principal hotel de Valença, e de onde costumam partir os hóspedes que vêm de outros estados e ali se hospedam para seguirem destinos paradisíacos, como Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré e a Península de Maraú.

Já a nível de gestão municipal, a Prefeitura de Cairu, município-arquipélago que reúne 26 ilhas, o clima é de festa e casa cheia. O município tem sob sua jurisdição as localidades de Morro de São Paulo, Boipeba, Gamboa, Garapuá e Moreré, que são os destinos que concentram a maioria dos visitantes.

Maraú – Distante 270 km de Salvador e 66 km de Itacaré, é o local onde estão as praias e lugares que são denominados de “Polinésia Brasileira”, o município-sede da península do mesmo nome reabriu para o turismo com exigência de teste para a Covid-19, incluindo os turistas que vêm do exterior. A região concentra localidades famosas, como Barra Grande, Taipu de Dentro e de Fora, entre outras.

**A Zona turística da Costa do Dendê

É uma das 13 zonas turísticas da Bahia estabelecidas devido ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR). A zona litorânea compreende os municípios de Valença, Iguapiuna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. São 115 quilômetros de costa, desde a Baía de Camamu (ao sul) até a foz do Rio Jaguaripe, (ao norte), que além das praias, abrigam ilhas, rios, cachoeiras, restingas, manguezais, recifes de coral e paisagens históricas.

A região é propícia ao turismo de aventura, de esportes radicais e de mergulho, náutico, histórico, ecoturismo e o turismo de sol e praia. Destacam-se as atrações naturais: Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, e a Ilha de Boipeba, ambas no Arquipélago de Cairu e a Baia de Camamu, a segunda maior do Brasil e a de maior profundidade, os rios Una, das Almas e Jaguaripe, e a Península de Maraú. Há também as plantações de dendê, cujo azeite é ingrediente típico da gastronomia baiana.

Compartilhar: