ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Chapada Diamantina: O maravilhoso Poço Azul

Chapada Diamantina: O maravilhoso Poço Azul

Publicado em: 15/11/2023
Por: Vinicius Viana
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

A Chapada Diamantina é um dos destinos mais procurados por quem é amante de aventuras e experiências com a natureza, montanhas, trilhas, cachoeiras e rios. E quando falamos de Chapada Diamantina um dos lugares que vem à mente é o Poço azul. O local é um dos mais encantadores do mundo e extremamente indispensável para quem deseja visitar este paraíso, localizado na cidade de Nova Redenção, no estado da Bahia.

O Poço Azul foi descoberto por volta de 1990 e se tornou um dos sítios submersos
paleontológicos mais importantes do país. Já foram descobertos no local fósseis de mais de 40 animais que viveram na América do Sul milhões de anos atrás. E além do atrativo histórico, o azul intenso da água vidra o olhar de quem se aproxima do interior da gruta, mas o êxtase só surge quando é realizada a flutuação, presenteado o visitante com uma visão espetacular do fundo do poço, deixando qualquer um de queixo caído e de boca aberta.

 

A intensa coloração azul da água, quando um feixe de luz do sol ilumina a gruta, é explicada pela ciência. Segundo a biologia o raio de luz do sol é composto por todas as cores, mas somente a cor azul consegue ser visível na água ao “bater” nas moléculas de nitrogênio e oxigênio, causando a coloração.

A flutuação na caverna de águas azuladas e cristalinas, custa R$ 30,00 por pessoa e já inclui todo equipamento de mergulho, com duração média de 15 minutos. O acesso ao local é por meio de uma pequena trilha de escadarias. Antes de ser feita a flutuação o visitante é orientado a tomar banho para tirar todo resquício de produtos dermocosméticos para não contaminar a natureza e manter a água limpa. A profundidade varia entre 3,5 à 16 metros, e quanto mais o visitante se distancia da margem, mais visão do fundo se tem.

Compartilhar: