São 56 ilhas, tendo como ponto de partida e base de infraestrutura, Salvador, metrópole com três milhões de habitantes e primeira capital do Brasil. Considerada a maior baia em extensão de espelho d`àgua no Brasil, com uma profundidade que chega a 50 metros, com va´rias enseadas, manguezais, cidades no seu entorno e duas bacias interiores (Aratu e Iguape, o local é um dos melhores no Brasil para o turismo náutico, e por isso mesmo desperta o interesse de empreendedores do setor.
Por causa do seu potencial turístico, histórico e cultural, e pela boa infraestrutura, mais de 170 empreendimentos de 18 municípios estão trabalhando em parceria para fortalecer o turismo na região e ampliar a geração de empregos e renda. Assim funciona a Rede de Atores da BTS, que através da plataforma www.redebts.net, iniciou a divulgação da gastronomia, artesanato e manifestações culturais, além de meios de hospedagem, agências e guias de turismo, locadoras de veículos e serviços náuticos da região.
A plataforma foi lançada pela Secretaria de Turismo da Bahia, e integra os projetos sociais do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-Bahia) – que visa fomentar os segmentos turísticos náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos. Na apresentação, Taís Viana de Jesus, coordenadora de Projetos Sociais do Prodetur/Bahia, destacou que a rede está sendo formada para impulsionar a cadeia do turismo na BTS, de forma forte e competitiva a partir do engajamento dos empreendedores locais.
Os empreendimentos participantes estão sediados em localidades próximas às áreas das 13 intervenções do Prodetur e no entorno dos roteiros turísticos, elaborados para enfatizar o potencial náutico e cultural da Baía de Todos-os-Santos. Dentre eles estão também integrantes dos projetos do Prodetur referentes à Produção Associada ao Turismo (PAT), que tiveram por objetivo elevar a qualidade, garantindo competitividade dos produtos no mercado. Mais de 100 planos de negócio foram elaborados para fortalecer a atuação dos participantes da rede, estimulando a realização de parcerias e oferta de produtos e serviços.
Turismo e cultura – Os novos empreendedores, que manifestem interesses em participar da rede de atores da Baía de Todos-os-Santos precisam estar formalizados e atuar nas atividades correlatas ao turismo. Para tanto, basta acessar o site e escolher a opção “Cadastro”. Todas as informações do empreendimento serão avaliadas para aprovação do cadastro. A qualificação dos novos membros também será feita on-line, com a disponibilização das aulas já ministradas no próprio site da rede.
O imenso potencial turístico e econômico da Baía de Todos os Santos se transforma em oportunidades de negócios e também de divulgação de trabalhos desenvolvidos na Escola de Artesanato Naval, localizada no município de Jaguaripe, proporcionando incremento nas vendas. O programa trabalha com jovens na criação de réplicas de embarcações típicas da Baía de Todos-os-Santos, a exemplo de saveiros.
Já um dos empreendimentos que receberam planos de negócio foi a Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, em Santo Amaro. O trabalho desenvolvido incluiu a análise da fabricação e dos produtos, além da orientação em relação aos preços cobrados. A casa de Candomblé oferece um workshop onde são apresentados o terreiro, costumes, samba de roda, culinária e também os produtos artesanais.