Você vai estar o fim de semana em Salvador, gosta de arte moderna, de contemplar o belo, de se sentir debruçado sobre o belo mar da Bahia, com direito a um pôr do sol inesquecível e para arrematar, curtindo tudo isso ao som de um jaz? Seu destino é o Museu de Arte Moderna da Bahia
Não bastasse ser um depositário de inúmeras obras de arte, o Museu de Arte Moderna da Bahia é um lugar lindo, com espetacular vista (e, mais que isso, ligação direta) da Baía de Todos os Santos. E nos sábados, a sessão JAM, com muito jaz, é uma atração imperdível.
O Solar do Unhão, onde se localiza o MAM, é uma construção do século XVI banhada pela Baía de Todos os Santos. Já o museu foi criado em 1960, no foyer do Teatro Castro Alves, e apenas em 1963 teve o solar como sua sede definitiva.
A arquiteta italiana Lina Bo Bardi criou o projeto do MAM-BA com a intenção de fazer um museu-escola para incentivar e expor a produção cultural da região Nordeste. A principal modificação que a arquiteta fez na estrutura do Solar do Unhão foi demolir o segundo piso do casarão, criando uma escada de madeira de grandes dimensões, apenas com encaixes e sem pregos, reproduzindo aquelas utilizadas em carros de boi.
O local é o mais importante espaço para a arte contemporânea da Bahia e um dos mais destacados do País, reunindo um público de cerca de 200 mil pessoas por ano. Tem cinco salas expositivas, onde são expostas sistematicamente obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior. Há também uma galeria ao ar livre, o Parque das Esculturas, e sala de cinema.
Mais informações: (71) 3117-6139.