Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.
Para os que pensam que turismo na Bahia é só no verão, e as vistas ao seu litoral, de 1.100 quilômetros, só deve ocorrer na alta estação, Itacaré mostra justamente o contrário. Pode se visitada o ano todo.
Entre 250 ou 400 quilômetros, a depender do trajeto, atravessando de balsa a Baía de Todos os Santos e de lá seguindo pela BA-001, passando por Camamu, ou pela BR-101 e de lá por Travessão até Camamu, a viagem oferece cenários diversos, que se adequam aos períodos de sol ou de chuvas.
Paraíso dos surfistas e dos que curtem a vida noturna, a natureza exuberante da Mata Atlântica, com rios e cachoeiras, e ainda está perto de Ilhéus, e mesmo de Salvador, Itacaré é mais conhecida como uma ótima pedida para dias de praia durante todo o ano.
Mas mesmo nos períodos de maior chuva – março e abril -, a cidade sempre tem atrações para os visitantes. Com um clima sempre quente, entremeado por chuvas rápidas e fortes, a região tanto pode servir como cenário de praia, como de caminhadas e passeios por rios, cachoeiras e floresta da Mata Atlântica.
Nos meses mais chuvosos, entre março e abril, as vezes se prolongando ate maio a variação de maré é um fator a ser observado, o que muda em muito o cenário das praias, a depender da lua e da alta ou baixa maré.
Ao contrário da alta estação, que vai de junho a fevereiro, o custo da viagem é menor. Quem está em Salvador, por exemplo, e não dispõe ou não que alugar um carro, é só atravessar a Baía de Todos os Santos de ferry boat e do outro lado encontra ônibus tipo executivo de hora em hora para Itacaré.
O clima também nos períodos de chuva é mais ameno. Os meses mais quentes coincidem com a temporada de verão, e a média da temperatura máxima entre novembro e março oscila entre 28°C a 29°C, enquanto a mínima fica na casa de 24°C. Já os meses mais frios, marcados pelo inverno, têm máxima entre 25°C e 26°C e a mínima chega a 21°C.
Ao longo do ano chove em boa quantidade em Itacaré, mas normalmente são chuvas intensas mas rápidas, o que não chega a atrapalhar a programação de passeios ou até mesmo a ida a uma das inúmeras praias, para apreciar ou surfar. Não há uma estação seca em Itacaré, mas sim um período que chove mais e outro que chove menos. Com isso dificilmente o visitante ainda poderá curtir melhor as praias, menos cheias, e aproveitar as faixas de areia longas.
E mais. Fora da alta temporada, quando os hotéis e os restaurantes costumam praticar preços mais caros, pode -se desfrutar dos mesmos confortos e atrativos a preços mais em conta, e com muito mais tranquilidade.