São apenas 1h20 a partir do Aeroporto Internacional de Salvador, em um percurso pela Estrada do Coco/Linha Verde, que margeia o Oceano Atlântico na direção norte até a dívida com o Estado de Sergipe.
Praia do Forte é um daqueles lugares famosos, com ar de vila interiorana, com muito charme, beleza, e boa infraestrutura de serviços, hospedagem e lazer. Não é a toa que é um dos destinos turísticos mais badalados e procurados, principalmente por argentinos, italianos, norte americanos e espanhóis, quando vêm à Bahia, e um das preferências de brasileiros de outros estados durante o verão.
Situado no município de Mata de São João, mas a apenas 80 km da capital, Praia do Forte é uma antiga vila de pescadores, foi a primeira fortificação militar e residencial portuguesa na America do Sul, o Castelo Garcia D’Ávila ou Casa da Torre. Primeira fortificação portuguesa militar e residencial do Brasil, o Castelo Garcia D’Ávila ou a Casa da Torre, considerado um dos mais importantes e significativos monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Com características medievais, é a única construção do gênero nas Américas. O Castelo começou a ser construído em 1551 por Garcia D’Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral Tomé de Souza. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN, desde 1938
*O que fazer* – Para ir
até a Praia do Forte basta seguir pela Estrada do Coco/Linha Verde, passando por localidades como Jauá, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, todos locais turísticos do Litoral Norte da Bahia.
Logo na entrada, à direita de quem segue em direção ao vizinho estado de Sergipe, distingue-se um portal de acesso ao local, que é cercado de Mata Atlântica, lagoas e muitos resorts de luxo.
Na vila propriamente dita, o visitante encontra uma vasta variedade de opções, desde lojas de souvenires, a um comércio intenso, com bares e restaurantes temáticos, com uma gastronomia bem diversificada. No centro da vila não é permitido o trânsito de veículos automotores, o que torna o passeio pelas ruas e becos mais tranquilo e agradável.
A praia principal, e a mais procurada, é também um antigo porto pesqueiro, tendo como referência a antiga Igreja e Convento de São Francisco de Assis, erguidas entre os séculos XVII e XVIII, uma das mais ricas expressões do Barroco brasileiro, e uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.
Além do passeio pelos calçadões e ruas repletas de opções de compras, existem as opções de visita ao Projeto Tamar, o primeiro no Brasil dedicado ao cuidado e desova das tartarugas marinhas, o Instituto Baleia Jubarte, a Vila do Forte, o Castelo Garcia D’Ávila, a Lagoa Batimento, e a Reserva Ecológica de Sapiranga, com remanescentes da Mata Atlântica.