Ele é considerado um dos maiores shoppings de artesanatos do Brasil e, com roupagem interna nova, atrai ainda mais os baianos e turistas, que nas suas dependências, que abrigam 263 vocês e dois grandes restaurantes, tem uma diversidade de itens que compõem o folclore, a cultura e a própria história da Bahia.
A reforma, cuja primeira etapa foi entregue em maio, beneficiando.mdos da metade dos permissionários, deverá estar concluída ainda este ano, consolidando o espaço como uma das principais atrações turísticas de Salvador.
Mesmo assim, em meio ao vão e vem dos trabalhadores que ultimam as obras, os turistas chegam de toda a parte do Brasil e do exterior, atraídos pela diversidade de artigos, desde berimbaus, atabaques e agogôs, heranças trazidas pelos antigos escravos africanos do período colonial brasileiro, às iguarias herdadas dos próprios africanos, indigenas e portugueses, como o azeite de dendê, as variedades de pimentas ervas medicinais, e até mesmo a cachaça de cana de açúcar, que até hoje continua se do produzida no Recôncavo Baiano.
O Mercado Modelo foi inaugurado em 1912, e surgiu como um grande centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador, justamente na área próxima ao Porto de Salvador, numa pequena enseada onde aportavam os saveiros que vinham dos municipios do Recôncavo Baiano, com mercadorias
variadas como hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para o Candomblé.
Ocupa uma área de 8.410 metros quadrados em dois pavimentos, onde estão 263 boxes.
*Incêndios*- O Mercado Modelo passa por mais uma reforma, modernizando suas instalações internas, mas mantendo suas estruturas originais.
O local já foi pelo de incêndios ao longo de sua existência, o primeiro deles em 1969, que provocou a demolição do antigo prédio para a construção da estrutura atual.
Em fevereiro de 1971, passou a ocupar o edifício da 3º Alfândega de Salvador, uma construção de 1861 em estilo neoclássico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Um novo incêndio que lhe destruiu as instalações, levou a uma extensa reforma do edifício, em 1984, permitindo a sua reinauguração.
Hoje estima-se que 80% dos turistas que visitam Salvador, têm incluídos nos seus roteiros de passeios pela cidade, a visita ao Mercado Modelo.