A praia não é das mais badaladas e muito menos a sua infraestrutura de serviços pode ser das mais sofisticadas, em uma cidade que durante todo o verão recebe milhares de visitantes do Brasil e do mundo. Mas é justamente por ser um recanto um tanto quanto rústico, sem o conforto dos locais de alto luxo e já consagrados, que fazem do espaço entre o Museu de Arte Moderna (MAM)e o a comunidade de Gamboa, um dos roteiros que têm despertado interesses de baianos e turistas nos últimos anos.
Localizadas ao pé das encostas que foram o paredão da Cidade Alta, na Avenida de Contorno, as Praias do MAM e da Gamboa têm um charme que atraem os turistas e baianos que gostam de lugares simples, uma boa comida, petiscos, e a descontração que não se vê nos locais mais estruturados e badalados do turismo.
Como o acesso, que antes era feito pelo MAM, através de uma passagem que tinha horário, foi fechado para o público, agora o acesso é feito pela praia do Solar do Unhão e pegar um barco até ela, que é também chamada de Areinha.
As duas praias possuem, respectivamente, pequena faixa de areia espremida entre a contenção de pedras da Bahia Marina e o próprio Museu de Arte Moderna da Bahia, e a comunidade da Gamboa. O acesso às praias se passa por dentro da própria comunidade, a partir da Avenida de Contorno. Nas duas praias é possível alugar cadeiras e sombreiros.
Praia do Solar do Unhão
É a famosa praia de pedras e ela já é extremamente incomum por causa disso. A faixa de areia, melhor, de pedras, é um pouco maior que a do MAM. As pedras são redondas e dá pra andar de sandália de boa. Dela dá pra ver qualquer agito que acontece na área do Solar do Unhão. Para acessá-la, basta adentrar um pouco a comunidade, seguindo em baixo da Av. Contorno, antes da Associação, há uma escada do lado direto. Na praia, você pode pegar barco até à Praia do MAM, para a Gamboa, Corredor da Vitória, Baía, Barra, etc.
Praia da Gamboa
É uma pequena faixa de areia que desaparece durante as marés altas. De águas cristalinas, é ótima para quem quer mergulhar, mas principalmente, por causa da sua localização, para apreciar um magnífico pôr do sol. Fica próxima ao antigo Forte São Paulo da Gamboa.
A vista do Solar do Unhão de dentro do barquinho
Para chegar na Gamboa, existem duas formas: de barco ou a pé pela Rua dos Ingleses (atravesse a rua até chegar à mureta da Contorno, ao avistar a bandeira do Brasil, desça tudo até o final e vire à direita). Esse caminho te leva ao Bar de Mônica, um píer com vista infinita para a Baía de Todos-os-Santos. É por ali que rola um mergulho nas mesmas águas que banham a encosta do Corredor da Vitória.