ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > As praias maravilhosas da Baía de Todos os Santos

As praias maravilhosas da Baía de Todos os Santos

Publicado em: 16/02/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

São nada menos que 56 ilhas que formam a Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil, muitas delas desabitadas, e várias e praias paradisíacas. São praias como a do Porto da Barra, em Salvador, justamente na entrada da baía, e onde foi fundada a capital baiana, em 1549, até a Ponta dos Garcez, no limite sul da baía.

O chamado “Grande Mar Interior”, na denominação dos índios Tupinambás, foi descoberto pelos portugueses em 1501, e faz parte do litoral de 18 municípios, incluindo Salvador, formando o Recôncavo Baiano. A Baía de Todos os Santos, que à cada ano ganha importância como turismo de negócio e náutico, oferece várias opções de lazer , história, cultura e e gastronomia, se constituindo num rico acervo para as diversas modalidades do turismo.

 

A partir de Salvador, é possível visitar algumas das principais praias da Baía de Todos os Santos, como as de Nossa Senhora de Guadalupe, primeira a receber o certificado internacional de Selo Azul, e Paramana, ambas na Ilha dos Frades. E também pequenina Loreto, com sua igreja colonial debruçada sobre o mar. Ou a Praia das Neves, em Ilha de Maré, a poucos minutos de barco da capital. Normalmente são praias de areias brancas, mar azul e quase sem ondas e com ótima balneabilidade, cercadas por um misto de coqueiros de Mata Atlântica.

Em muitas delas existem a formação de piscinas naturais, fozes de rios, e até mesmo praias com restinga, mata e manguezais. Nessas localidades o visitante tem contato direto com culturas tradicionais e uma variada gastronomia, onde os frutos do mar são os pratos principais. Algumas como a Praia do Porto da Barra, em Salvador, foi considerada, em 2007, a terceira melhor praia do mundo em um ranking do jornal inglês The Guardian, elaborado pelo jornalista Gavin McOwana.

1)  Porto da Barra (Salvador) – Considerada a terceira melhor praia do mundo em 2007 pelo jornal inglês The Guardian, e, para baianos e turistas, a melhor de Salvador. Fica na entrada da Baía de Todos os Santos, onde está o marco de fundação da Cidade do Salvador, em 1549. Localizada entre dois fortes coloniais – Santa Maria e São Digo – tem ao fundo o Farol da Barra, um dos cartões postais mais visitados da capital baiana. Tem águas mansas e rasas, de uma limpidez que impressiona. No seu entorno com uma ampla variedade de serviços, como restaurantes, bares e hotéis.

2) Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Ilha dos Frades – Salvador) – Foi a primeira praia baiana e do Nordeste e a terceira do Brasil a receber o Selo Azul de balneabilidade internacional, ainda em 2016. Fica a poucos minutos de barco ou escuna de Salvador, no lado leste da Baía de Todos os Santos. Desde 1982 é Reserva Ecológica. Com apenas 385 metros de extensão, chega a receber, no Verão, aproximadamente mais de 4 mil visitantes nos finais de semana.

 

 3 . (Jaguaripe)- Quase que no limite da Baía de Todos os Santos, a praia está localizada no município de Jaguaripe e é quase que intocável. Possui 18 quilômetros de extensão de águas de um azul intenso, quase que sem ondas e ideal para quem quer fugir do agito das cidades. Para se chegar ao local é preciso atravessar a Baía de Todos os Santos pelo sistema ferry boat e de lá, pela BA-001 até a cidade de Nazaré, percorrendo mais 14 quilômetros até o local.

4) Loreto (Ilha dos Frades, Salvador) – A Ilha dos Frades abriga três localidades distintas: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Paramana e Loreto. Esta última, situada na parte norte da Ilha dos Frades, apresenta um trecho de Mata Atlântica bastante preservado. A paisagem conta com a bela igreja de Nossa Senhora do Loreto. Lanchas e escunas costumam partir do Terminal Marítimo de Salvador ou de Madre de Deus em direção alocal, em uma viagem de menos de meia horta.

5) Ponta de Areia (Ilha de Itaparica): A praia tem como principais características as águas calmas, perfeitas para o banho, e a areia branca e fina. A família inteira se diverte, seja adulto ou criança. Durante o inverno e nos meses de chuva, a região fica bem vazia e o banho é tranquilo.

 

6) Praia das Neves (Ilha de Maré, Salvador) – A segunda maior ilha da Baía de Todos os Santos, Maré abriga uma das mais belas praias da Baía de Todos os Santos: Nossa Senhora das Neves. A areia branca se destaca na paisagem acidentada de Mata Atlântica, restinga e manguezais de toda a ilha. Tem águas calmas e pouco frequentada em dias de semana. Para se chegar ao local basta se dirigir ao limite leste de Salvador, em São Thomé de Paripe, onde fica a Base Naval de Aratu, e de lá, em 20 minutos de travessia de barco, chega a à Ilha da Maré e caminhar algumas centenas de metros até a Praia de Nossa Senhora das Neves.

7) Ponta do Souza – Praia do Pina (Maragogipe) – É uma praia fluvial próximo à Foz do Rio Paraguaçu, que desagua na Baía de Todos os Santos. Mata Atlântica e manguezais formam a paisagem do local, onde mulheres e crianças vivem da pesca do marisco. Conta com quiosques, que garantem a alimentação e bebida geladas. Para um passeio sustentável à região, recomenda-se levar uma sacolinha para recolher os resíduos a fim de não sujar a areia e a água. De automóvel, a sete quilômetros da cidade, em estrada encascalhada.

 

8) São Thomé de Paripe (Salvador) – É a a última localidade no limite leste da capital baiana, na orla interior da Baía de Todos os Santos. Ao lado de Inema, praia privativa da Marinha do Brasil e refúgio de vários ex presidentes nos últimos anos, possui mar calmo e quase sem ondas, ideal para o passeio com a família, crianças e idosos. Costuma superlotar nos finais de semana, mas nos demais dias remonta à calmaria das pequenas cidades do interior, com a vila de São Thomé de Paripe, de onde se pode avistar não só parte de Salvador, como as ilhas da Baía de Todos os Santos, como Frades, Maré e Itaparica, e a cidade de Madre de Deus.

Compartilhar: