Da tradicional comida baiana, feita à base de azeite de dendê, a pratos internacionais europeus, Salvador oferece inúmeras opções de almoço e jantar à beira mar. Afinal são mais de 50 quilômetros de praias, com cenários variados, dos mais sofisticados aos tradicionais e rústicos. Da orla tradicional entre Itapuã à Barra, à Baia de Todos os Santos, com suas ilhas, à Península de Itapagipe, na Cidade Baixa e até mesmo ao Subúrbio Ferroviário.
Nesse vasto litoral, existem ótimos bares e restaurantes de Salvador, cujos deliciosos pratos e drinks ficam ainda melhores quando harmonizados com a bela vista para o mar. O privilégio de poder desfrutar de um bom almoço, jantar ou mesmo apreciar, entre drinks e um bom bate papo, o pôr do sol, com vistas para o mar, é um prazer acessível e baianos e turistas, seja no verão ou mesmo nas estações chuvosas. Vale a pena, portanto, conhecer e desfrutar desse privilégio em pontos variados da orla de Salvador.
Rooftop 180º – Localizado na Vila São José, 09, na Liberdade, oferece, além da visão completa da Baía de Todos os Santos, tendo ao fundo a Ilha de Itaparica e à direita os contornos das praias da Cidade Baixa e mais ao longe o Subúrbio Ferroviário, oferece. petiscos para serem degustados e opções como camarão empanado na tapioca, lambreta e isca de peixe.
Poró – Fica no Santo Antônio Além do Carmo, na Ria Direita de Santo Antônio, 445, e é considerado uma das melhores opções gastronômicas do Centro Histórico. Com uma cozinha “criativa e contemporânea”, o restaurante tem pratos únicos, como a “Costelinha Bêbada”, feita na caipirinha, e a “Querida Sogra”, língua bovina ao molho criolla com batata rosti e queijo coalho.
Pier Bar – Nada melhor que fechar a tarde com um belíssimo pôr do sol como que debruçado sobre as águas mansas da Baía de Todos os Santos. E isso é fácil, após um passeio no Museu de Arte Moderna da Bahia, e fazer uma parada para uma cerveja, drinks e petiscos, localizado no Solar do Unhão, na Avenida de Contorno. entradas, como lambreta e fumeiro com queijo, até pratos mais elaborados, como uma moqueca de camarão, que serve duas pessoas..
La Pasta Gialla – A casa, que tem cardápio assinado pelo chef paulista Sergio Arno, tem clássicos da casa italiana e um cardápio especial com comidinhas para compartilhar enquanto assiste na varanda, aos pés do poeta Castro Alves, ao pôr do sol sobre a Baía de Todos-os-Santos. O restaurante fica no mesmo prédio do Cine Metha – Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. Dali a vista da Baía de Todos os Santos pode ser mais bem apreciada da amurada em frente, no final da Ladeira da Konbtanhga.
Antique Bistrô – O restaurante oferece diversas opções de pratos, como frutos do mar e comida baiana, mas o forte são as carnes “sugestões do chef”. Os destaques são a Bisteca Fiorentina, o Costelão do Chef e a prime rib. Fica na Rua do Carmo, 6 – Santo Antônio Além do Carmo.
Barraca da Helenita – Para quem quer deixar de lado o formalismo e optar pela descontração e um ambiente simples, mas com boa gastronomia e uma vista inigualável do mar, a Ribeira oferece ótimos lugares. Um deles, na Avenida Beira Mar, com a água do bar quase chegando na calçada. Bons preços e opções de entradas, como peixes, lambreta e codorna, e um ótimo caldo de sururu, espécie de mariscos muito comuns em Salvador.
Così Pizzeria Napoletana – Não só de frutos do mar vive a gastronomia baiana. Mas aliar comida italiana com o cheiro do mar, só no bairro do Rio Vermelho, na Rua da Paciênci,223. O local oferece o melhor da pizza do país da bota, com uma vista de tirar o fôlego. Os sabores oferecidos são os mais tradicionais da Itália, como a “quattro formagi”, também conhecida como quatro queijos, “pesto della mamma” e “diavola”.
Raiz Restaurante- Fica no coração do Santo Antônio Além do Carmo, com especialidade em comida baiana e frutos do mar. São opções como moquecas, chapa de frutos do mar, polvo grelhado e penne de camarão.
Mahi Mahi Bar e Restaurante – Possuji uma das vistas mais belas de Salvador é, sem dúvida nenhuma, a Baía de Todos-os-Santos. Fica em um píer de onde se pode tomar um banho de mar com água cristalina e calma, e ainda desfrutar do serviço de bar e restaurante com culinária regional e, de quebra, assistir ao pôr do sol em um charmoso deck, no sofisticado Hotel Sol Victoria Marina, no Corredor da Vitória. No restaurante, os pratos servem bem duas pessoas e os preços são razoáveis. O drinque que leva o nome da casa é feito com licor de menta, gim tônica e limão.
Dendê Praia Bar – Se o Porto da Barra é um dos locais preferidos de baianos e turistas, o complemento vem com esse restaurante, localizado ao lado do Farol da Barra. Como o nome já diz, há moquecas, caranguejos e peixes que fazem do local uma opção boa tanto para o almoço como para o “come água” da noite.
Baía Sunset Bar – É tido como um dos Um dos melhores pores do sol de Salvador, no Largo dos Aflitos. O bar oferece, além de cerveja, drinks e sempre uma atração musical. O local abre às 16h e é recomendado chegar cedo para garantir uma mesa com vista para a Baía de Todos-os-Santos.
Capitania do Camarão – Do outro lado da cidade, em uma rua sem saída, mas com vista para o fundo da Baía de Todos os Santos, e tendo ao lado a histórica Igreja de Nossa Senhora de Escada, que data do início do século XVII, o restaurante, na Avenida São Jorge, bairro de Escada, Subúrbio Ferroviário de Salvador, oferece os melhores frutos do mar, com direito a vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos. Além de pratos de camarão, lá também há moquecas e caranguejos.
Bar Cruz do Pascoal – Não há como visitar o Centro Histórico, mas precisamente o Santo Antônio Além do Carmo, e não parar no 02, onde fica o tradicional bar, que funciona desde 1952, e foi cenário de cenas do filme “O Pagador de Promessas” e visitado por Gilberto Gil e Gal Costa. Além da história, comida e bebida boa, o bar também conta com um mirante que garante a vista para o Forte São Marcelo, Cidade Baixa e a Baía de Todos-os-Santos.
Restaurante Lafayette e Soho– Sofisticação e com pratos regionais e internacionais garantem o sucesso desses dois locais, quase que debruçados nas águas mansas da Baía de Todos os Santos, e localizado no espaço da Marina do Contorno. As grandes estrelas são os peixes e frutos do mar. Além de uma cozinha aberta e do salão principal, a varanda tem um deck suspenso, que é a grande atração do local. Bem frescos, os peixes e frutos do mar chegam à mesa sempre acompanhados de combinações interessantes.
Já o Soho tem um deck à beira-mar e o piso de vidro tornam a experiência única. O restaurante, de culinária japonesa, é a opção para quem gosta de um ambiente sofisticado e comida feita com capricho. Do novo cardápio, se destacam o Orange Shrimp, camarão crocante com molho picante à base de laranja; e o Ebi Kani Fresh, kani com camarão empanado, cream cheese e molho de maracujá. Assim, a informalidade combina com o conforto.
Egeu – O restaurante fica no Corredor da Vitória e consegue juntar sensações especiais em um só lugar: o deleite para os olhos, com a Baía de Todos-os-Santos, tendo a bucólica Itaparica ao fundo, e os pratos saborosos do cardápio mediterrâneo. Os pratos mais pedidos são o caldo de lagosta com risoto de limão-siciliano, e o polvo grelhado com risoto de pêra e damasco, ao molho suave de gorgonzola. A carta de vinhos tem mais de 60 rótulos.
Varanda do Mercado Modelo. – Ali, lado a lado, ficam os tradicionais e requisitados restaurantes especializados em frutos do mar, Maria de São Pedro e Camafeu de Oxossi. Ambos, localizados no primeiro andar do Mercado Modelo, oferecem excelentes pratos da culinária baiana, com o diferencial da localização e da vista para a Baía de Todos-os-Santos.
Mistura – Localização privilegiada, em um dos promontórios da Avenida de Contorno, pode-se almoçar com a vista de 180 graus da Baía de Todos os Santos. O local traz as origens da culinária brasileira e mediterrânea. Dentre as opções, tem o fettuccine rosso de beterraba, com creme de cebola charlotte, caviar e scampi, ou o bacalhau à baixa temperatura, com creme de batata, clorofila e azeitonas pretas desidratadas. O tempero final fica por conta da vista exuberante da Baía de Todos-os-Santos.