Quando se fala em Chapada Diamantina, essa região central da Bahia, cujo clima e relevo possui características únicas no Estado, não há como não deixar de mencionar a cidade de Lençóis, esse recanto que surgiu em meados do século XIX e que só se tornou plenamente conhecido dos baianos e brasileiros, a partir da década de 1980. Distante 420 quilômetros da capital, a cidade pode ser acessada por via rodoviária e aérea, e é a principal base para quem quer conhecer todos os recantos da Chapada.
Quem vai ao local tem tantas opções de turismo e lazer que um dia apenas não é suficiente para se conhecer a região, do trecking, caminhadas, contemplação da natureza, aventura e história, Lençóis é um ótimo ponto de apoio para realizar diversos passeios. A cidade possui diversas agências de turismo, a dispõe de uma grande variedade de hotéis e pousadas e restaurantes, que tem cardápios bem elaborados. Com um vasto acerco aruitetônico, Lençóis tem casas de fachadas coloridas e ruas de pedra, muitas delas destinadas apenas aos pedestres, às mesinhas dos lindos restaurantes e aos músicos de altíssima qualidade que encantam e entretêm os viajantes, em quase todo o ano.
O turismo de aventura, contudo, é o principal motivo para quem viaja para Lençóis, pois a cidade oferece variadas estruturas, desde guias especializados nos mais diversos ambientes da região, aa equipamentos, para quem quer se aventurar aos locais considerados os mais bonitos de toda a Chapada Diamantina. Para quem gosta de aventura, amas quer estar em contato direto com a natureza, a região conta com diversas cachoeiras, grutas e vistas de tirar o fôlego, com opções de passeios para toda a família.
Ribeirão do Meio
Passeio preferido de quem visita Lençois, o local é propício parea pessoas de todas as idades, porque o poço, no leito do Rio Ribeirão, é ótimo para banho e tem um escorregador natural, formado de pedras. A t rilha para se chegar ao local, lá sai de dentro da cidade, o que torna o passeio ainda mais fácil e agradável., com caminhada de pouco mais de meia hora.
Cachoeira do Sossego
A quatro quilômetros acima do Ribeirão do Meio, fica a cachoeira, considerada uma das mais bonitas de Lençóis, pois é rodeada de muitas pedras. Por ser uma trilha mais difícil, é recomendável o acompanhamento de um guia especializado
Cachoeira do Mosquito
A Cachoeira do Mosquito fica no Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio. Mais distante da cidade, para se chegar ao local é preciso pegar a estrada e deixar o veículo em um estacionamento na entrada do complexo. No local existe um sítio arqueológico, Serra das Paridas, com pinturas rupestres de mulheres grávidas com mais de 8 mil anos.
Morro do Pai Inácio
Este é o cartão postal não apenas de Lençóis, mas de toda a Chapada Diamantina. São 1.120 metros de altura de onde se descortina vales, como o Pati e Capão, e outras elevações, como o Morro do Camelo, até onde a vista alcança
Poço Azul
O Poço Azul ganhou esse nome por causa da cor das suas águas, que têm um azul intenso. Ele fica no Município de Nova Redenção, a 95 km de Lençóis. A melhor época para visitação é de fevereiro a outubro, quando um raio de sol invade a caverna que abriga o poço, iluminando a água e permitindo que se veja até o fundo da caverna, que tem de 4 a 21 metros de profundidade.
Cachoeira da Fumaça
Outro recanto fascinante da Chapada é a Cachoeira da Fumaça. Com 380 metros de altura, essa queda d’água é uma das maiores do país e possui uma das vistas mais bonitas da Bahia. Para conhecê-la, é preciso fazer uma trilha de 6 km que, embora extensa, resguarda muitas belezas naturais.
História
Todos os principais passeios oferecidos na Chapada Diamantina podem ser feitos a partir de Lençóis, o que facilita muito a vida do turista. Quem ficar em Lençóis poderá aproveitar também para visitar a cidade e não apenas os atrativos turísticos naturais da Chapada Diamantina. Lençóis é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e oferece belo roteiro arquitetônico pelos casarios do século XIX que tomam conta das ruas no centro histórico e revelam traços de quando Lençóis era dominada pelo garimpo.
Em alguns edifícios, como no Mercado Cultural (de frente para a Praça Nagô), é possível ter noção de como era o triste comércio de trabalhadores escravos que eram usados na região. Não deixe também de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja do Senhor dos Passos, a Praça do Coreto e a residência da Família Sá, onde hoje funciona a Prefeitura do Lençóis.
O centro histórico é um dos melhores locais para iniciar os passeios em Lençóis. Com casarões coloniais, praças e igrejas, é possível conhecer facilmente a história da cidade. Pioneira na extração de diamantes no século XIX, Lençóis reúne detalhes únicos da época que, certamente, você vai amar apreciar. Entre os principais atrativos desse programa, estão a Igreja do Senhor dos Passos e a Ponte de Pedra
Casa de Cultura Afrânio Peixoto
A Casa de Cultura Afrânio Peixoto é dedicada a uma das personalidades mais importantes de Lençóis o médico, político e escritor lençoense, além de apreciar um acervo rico em fotos, livros e objetos pessoais
Praça do Coreto
Aconchegante, pequena e com charme de interior, a Praça do Coreto representa uma atração ideal para a família. Localizada no centro de Lençóis, a praça é uma boa opção para fazer caminhadas, papear e também curtir a calmaria e a paz da cidade.