ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Entre paredões de 110 metros de altura, uma viagem estonteante pelo Velho Chico

Entre paredões de 110 metros de altura, uma viagem estonteante pelo Velho Chico

Publicado em: 12/05/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Abrigando o conhecido complexo de usinas hidrelétricas que abastece boa parte do País, a cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, não se compõe só de torres e cabos elétricos. Ela é a porta de entrada para uma magnífica viagem de aventura e ecoturismo.
Em verdade, um dos principais portões para acesso à Região dos Lagos, com opções de trilhas na caatinga, esportes radicais e uma das mais bonitas viagens que se pode fazer na região, a visita ao cânion do Rio São Francisco.


Há quem ache que “dá medo” navegar entre os altos paredões de pedra que forma o cânion do Velho Chico. Mas essa impressão desaparece logo nos primeiros metros, pois a beleza incrível das águas e da paisagem em geral hipnotiza o visitante Paulo Afonso abriga 17 quilômetros do trecho que termina em Xingó, no estado de Sergipe. A viagem pode ser feita em catamarã ou outras embarcações, com pacotes de três horas, sendo que uma é para o banho nas águas cristalinas. Viajar no vale profundo do cânion é um espetáculo estonteante, diante dos paredões de rocha que chegam a 110 metros de altura.
Outra forma de apreciar o cânion é a partir da ponte metálica que liga os estados da Bahia e Alagoas, na BR-110. Entre os municípios que compõem a região dos Lagos e Cânions estão: Abaré, Paulo Afonso, Glória, Rodelas e Santa Brígida.
A distância de Salvador a Paulo Afonso é de cerca de 470 quilômetros, via BR-110, rodovia que pode ser acessada na região de Feira de Santana, após seguir pela BR-324, trecho Salvador-Feira.

Compartilhar: