ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Além da beleza natural, Chapada tem muito Jazz no Capão

Além da beleza natural, Chapada tem muito Jazz no Capão

Publicado em: 13/08/2023
Por: Adilson Fonseca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Visitar a Chapada Diamantina é um achado não apenas para ecoturistas, mas para todas as pessoas que querem aliar tranquilidade do meio ambiente, com um contato direto com a natureza. De Lençóis, portão de entrada para as principais trilhas, e onde estão as melhores infraestrutura turísticas, até os seus limites, no Piemonte ou nas regiões mais remotas, como os vales do Capão e Pati, a região é uma das principais portas de entrada do turismo na Bahia, atraindo pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo.

Mas além das belezas naturais, com suas riquezas em minerais que desencadeou os ciclos de ouro e do diamante, no período pós-colonização do Brasil, a Chapada Diamantina também é cultura. A mais significativa é a realização anual no mês de setembro  do Festival de Lençóis.

Mas além de Lençóis, o vale do Capão costuma ter muito Jazz, evento que já faz parte do calendário de eventos do Nordeste e é um dos momentos mais esperados do ano pelos apreciadores do Jazz, músicos, amantes da natureza e comunidade local. O festival a ser confirmado deverá ser realizado em novembro, na Praça da Vila do Capão, distrito de Caeté-Açú, localizado no município de Palmeiras, a 440 quilômetros de Salvador.

O festival que é gratuito, traz na programação grandes nomes da música local, nacional e internacional. A Mostra Capão, que existe desde a primeira edição e é um espaço dedicado para a expressão musical do vale, trouxe em edições passadas o canto afro indígena do TerrAqua, as canções intuitivas de cura de Andréa Cathalá, e a roda de samba do Yayá Massemba. Na mesma noite ocorreram shows do guitarrista Nelson Veras e do sexteto do pianista e compositor Luã Almeida.

O Vale do Capão

O Vale do Capão é uma formação geosociológica situada na parte extrema da Chapa Diamantina, localizado no subdistrito de Caetê-Açu, mo município de Palmeiras. É um dos principais destinos do ecoturismo nacional e internacional, conhecido pela proximidade estratégica da Cachoeira da Fumaça e dos Morros do Camelo e do Pai Inácio, na região do Vale do Pati.

Está a 80 quilômetros de Lençóis e a localidade, incrustada em meio à exuberante natureza da Chapada Diamantina e com ares esotéricos, atrai os turistas que desejam contato direto com as belezas da região. O lugar é pequeno e formado basicamente por uma rua principal e uma praça, onde estão as agências e restaurantes locais. A graça por lá está nas pessoas que se hospedam na região, nas deliciosas pousadas em meio à natureza e nas maravilhosas atrações da Chapada Diamantina que têm o Vale do Capão como base de partida.

Compartilhar: