Difícil andar por Salvador e não dá de cara com uma delas. Quer seja nas ruas do Centro Histórico, nas praias, na porta das igrejas mais tradicionais, ou mesmo nas áreas dos centros comerciais e mesmo empresariais, lá estão elas, com tabuleiros, vestidos de pano da costa branco com rendas multicoloridas, torso, patuás, e uma infinidade de contas. Nas cores diversas, elas são as representações da ancestralidade herdada dos antigos escravos africanos e expressam o sincretismo religioso que se faz presente em todos os lugares. Mas é na gastronomia que…
A Bahia é um estado tipicamente tropical. Com 1.100 quilômetros de litoral, o maior do Brasil, é conhecida mundialmente por suas belas e diversificadas praias, ilhas, manguezais e estuários, ornadas pela Mata Atlântica, falésias de mais de 15 metros de altura e um mar de cor azul, transparente e de águas mornas, onde as baleias Jubartes vêm acasalar-se entre o outono e o verão. Por conta disso, pontos turísticos importantes se formaram ao pongo do litoral baiano, como a Costa das Baleias, no Extremo Sul do Estado, que vai de…
Salvador é uma metrópole que possui a capacidade de se reinventar e encantar até mesmo os milhões de soteropolitanos que transitam diariamente pelas ruas, praças e regiões. No dia 29 de março, a Cidade da Música completa 469 anos de tradições e história, que podem ser conferidas em atrativos espalhados por diferentes locais e proporcionam, tanto a baianos quanto a turistas, um mergulho no passado e na cultura da primeira capital do Brasil. Bahia de Todos-os-Santos – Ela é a maior baía de águas tropicais do mundo e abriga 56…
Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia. No coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. Cobiçado pelos amantes do trekking, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações que extrapolam seus limites e se espalham por cidadezinhas que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes. Uma das principais cidades da Chapada é Lençóis, com suas ruas de paralelepípedos e casario colonial que abriga pousadas, restaurantes…
O local é o ideal para quem viaja com a família e crianças, por causa da existência de inúmeras piscinas naturais durante a maré baixa, de um mar tranquilo e águas mornas, e por estar ladeado por um extenso coqueiral. A Quarta Praia de Morro de São Paulo, no Arquipélago de Tinharé, entre os municípios de Valença e Cairu, no Litoral do Baixo Sul da Bahia, é o que se pode chamar de um paraíso, apesar de não estar distante da capital baiana, Salvador. Menos badalada que suas coirmãs, a…
Já dá para curtir uma ponta de verão. É hora daquela canseira nas academias, repor as energias, para que possa aproveitar o resto do verão inteiro? Não se preocupe. A Bahia tem clima, praias, passeios e alimentação para todo gosto em qualquer época do ano. Tem atrativos para todos os gostos, bolsos e disposição. E o Litoral do Baixo Sul é uma das opções para aliar a necessidade de um descanso do intenso período carnavalesco, sem perder as atrações que o próprio verão propicia. Porque na Bahia é assim.…
Quando se fala em Chapada Diamantina, essa região central da Bahia, cujo clima e relevo possui características únicas no Estado, não há como não deixar de mencionar a cidade de Lençóis, esse recanto que surgiu em meados do século XIX e que só se tornou plenamente conhecido dos baianos e brasileiros, a partir da década de 1980. Distante 420 quilômetros da capital, a cidade pode ser acessada por via rodoviária e aérea, e é a principal base para quem quer conhecer todos os recantos da Chapada. Quem vai ao local…
Se estar em Taipu de Fora, uma das belas paisagens da paradisíaca Península de Maraú, já é algo deslumbrante e inesquecível, Ponta de Mutá, há pouco mais de cinco quilômetros é o que se pode chamar, usando um refrão do tradicional bloco afro Ilê, a mais bela dos belos. A Península de Maraú, conhecida como a Polinésia Brasileira, está localizada no interior da Baía de Camamu, a terceira maior do Brasil – perde para a Baía de Todos os Santos e da Guanabara (RJ) - mas rivaliza com estas em belezas naturais, com…
Após 45 anos de história na travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica, o ferry-boat Agenor Gordilho passou pelo processo de naufrágio controlado e agora servirá para a formação de recifes naturais na Baía de Todos-os-Santos. A operação para submersão foi realizada no final da manhã de sábado (21), nas imediações do Yacht Clube, no bairro da Barra, em Salvador, a uma profundidade aproximada de 36 metros. Duas horas depois foi a vez do rebocador vega também descer a uma profundidade de aproximadamente 28 metros na maior baía do…
Se você está planejando uma ida à Salvador ou já está nessa cidade cheia de encantos e lugares interessantes para ir, tenho uma provocação a fazer: que tal reservar um dia para mergulhar numa praia Selo Azul? Não sabe ainda o que é? É o selo internacional de qualidade concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE - Fundação para Educação Ambiental), que seleciona as melhores praias em todo o mundo, desde 1980, destacando as que têm melhor qualidade de água, infraestrutura e preservação ambiental. E a Ilha dos Frades é…
O local é o ideal para quem viaja com a família e crianças, por causa da existência de inúmeras piscinas naturais durante a maré baixa, de um mar tranquilo e águas mornas, e por estar ladeado por um extenso coqueiral. A Quarta Praia de Morro de São Paulo, no Arquipélago de Tinharé, entre os municípios de Valença e Cairu, no Litoral do Baixo Sul da Bahia, é o que se pode chamar de um paraíso, apesar de não estar distante da capital baiana, Salvador. Menos badalada que suas coirmãs, a…
Salvador é muito sol, praias, cultura, música e diversão 24 horas por dia, mas há espaço também para algumas descobertas surpreendentes, como um point à beira mar, voltado especificamente para abrigar startups e, naturalmente, se tornar um espaço de parcerias e negócios. Na era digital, em que a velocidade da informação é fundamental para negócios e até mesmo para entretenimentos, é importante dispor de ferramentas adequadas para estar antenado com tudo à sua volta e se conectar ao mundo. E esse mundo pode ser um evento, negócios e redes sociais…
São mais de 50 quilômetros de praias para todos os gostos. Tem as mais calmas, como as de São Thomé e de Inema, no limite leste da cidade, no Subúrbio Ferroviário, que eram antigos balneários de parte da aristocracia soteropolitana até meados do século passado. As da Cidade Baixa, com destaque para a Ribeira, onde em vez de coqueirais existem amendoeiras e flamboyants em trechos do calçadão de quase três quilômetros. E também as mais badaladas, no berço da fundação da cidade, como as do Porto e Farol da Barra,…
Um Estado que tem 1.100 quilômetros de litoral (o maior do Brasil), a maior Baía, e uma diversidade ambiental e biológica que vai do semiárido ao frio da Chapada, do clima de Cerrado no Oeste, às águas interiores da Baía de Todos os Santos, Maraú ou Camamu, tem tudo para agradar. Assim é a Bahia. Veja onde ficar na Bahia! E são várias as opções em 13 zonas turísticas, que misturam meio ambiente diversificado de raças, culturas e credos, numa profusão de cores e rimos que tornam a Bahia única.…
Com o calor se fazendo presente, e obedecendo todas as medidas de segurança sanitárias, o banho de mar sempre foi uma característica marcante de Salvador, cidade que possui três orlas distintas: a Atlântica, de mar aberto, que começa no Farol da Barra e vai até Praias do Flamengo, no limite com o município de Lauro de Freitas; a Orla da Baía de Todos os Santos, que começa no marco histórico da cidade, no Porto da Barra e vai até a Ribeira, na Península de Itapagipe. E a Orla do Subúrbio…
Ela é considerada a segunda maior do mundo e a maior no Brasil. Tem uma profundidade que chega aos 70 metros, e visibilidade de suas águas acima dos 10 metros, com 56 ilhas e um contorno que abriga enseadas, restingas, manguezais e duas baias interiores (Iguape e Aratu), a Baía de Todos os Santos, descoberta em 1501, é hoje a mais promissora zona turística do Estado da Bahia, propícia a inúmeras atividades do turismo, desde o náutico, religioso, étnico, histórico, gastronômico e ambiental. Com uma zona turística que compreende os…
Colados ao Pelourinho, mas com uma identidade própria, o Santo Além Além do Carmo e o próprio Carmo nasceram fora dos limites histórico da cidade Eram local de residência de nobres, embora além dos portões da cidade. A bela vista do alto da Baía de Todos os Santos era um atrativo, e continua sendo. No contexto atual, os dois bairros, que se interligam, são a parte final do cortejo cívico da Independência da Bahia, o 2 de Julho, mas também um local de muita boemia, ateliers artísticos, cafés, mas de…
Nas reentrâncias da Baía de Todos os santos e do Recôncavo Baiano escondem-se verdadeiros tesouros turísticos e ecológicos, que aos poucos vêm sendo descobertos por baianos e visitantes. Na foz de rios, entre o mar e o verde dos manguezais e da Mata Atlântica, a pequena cidade de Jaguaripe, a primeira vila do Recôncavo é uma espécie de pantanal baiano, uma pérola que vem sendo lapida pelos amantes do ecoturismo. A cidade está a 239 quilômetros de Salvador, se o percurso for feito por terra, pela BR-324 e BR-101 até…
Ao desembarcar, quer seja no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, ou em um dos inúmeros cruzeiros, no Porto de Salvador, o turista logo é recebido por baianas tipicamente trajadas com fitinhas do Senhor do Bonfim. Dizem que é para dar sorte a quem chega e se envolver na magia da terra e do seu povo. E quando ele vai embora, também recebe a mesma homenagem, para que possa sempre retornar. Difícil é escolher o roteiro. Se optar pela Baía de Todos os Santos, vai ter à disposição uma viagem pelas principais…
O turista ou mesmo o morador de Salvador que se aventurar a andar pelas ruas do Pelourinho, vai ter à disposição um elenco de monumentos históricos em forma de velhos sobrados, acervos religiosos e de religiões de matrizes africanas e um vasto elenco gastronômico regionais e internacionais, que remonta às heranças do Brasil Colonial. Para tanto é preciso, antes de tudo, disposição para subir e descer ladeiras e andar em ruas calçadas com pedras “cabeça de nego”, que são pedras, de forma oval, que foram trazidas nos lastros dos navios…
Que é linda e única, não é novidade mundo afora, desde os primórdios da própria história do Brasil. Mas conhecer Salvador, através de outro olhar que não o de suas belezas naturais, é descobrir um pouco mais da História do Brasil. Foi aqui que este país-continente começou, quando em 1549, Tomé de Souza desembarcou na Praia do Porto da Barra, bem na entrada da Baía de Todos os Santos, e que atualmente eleita como uma das melhores do mundo, e ali mesmo fundou a primeira capital brasileira. Hoje a cidade…
Se você já foi a Morro de São Paulo, Barra Grande, Taipus de Fora, Boipeba, Moreré (se não foi, nunca é tarde para ir) deve ter se maravilhado com as belezas naturais desse pedaço de terra e mar, que faz parte da Península de Marau, na região entre a Baía de Camamu e cidade de Valença. Esse paraíso único, que atrai gente de todo o mundo e encantou o craque Neymar que ali foi passar as férias de fim de ano, revela agradáveis surpresas em terra. Tanto que Neymar volta…
Imagine extensas faixas de areia branca emolduradas por densos coqueirais e um mar azul cristalino, com falésias que refletem cores ante a luz do sol, e trilhas que te levam a pequenos rios incrustrado na Mata Atlântica e praias semi desertas. Ou, se preferir, resorts luxuosos com uma superestrutura de conforto e lazer. Tudo isso pode ser encontrado no pequeno município de Una, no Sul da Bahia, a pouco mais de 65 quilômetros de Ilhéus. É nele que fica um dos melhores resorts do litoral sul da Bahia, na sofisticada…
Ele é o último baluarte do turismo de praia na Bahia, em direção ao Sul, e a última fronteira da chamada Costa das Baleias, já na divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santos, a 903 quilômetros da capital. E por isso mesmo é bastante freqüentado por paulistas, mineiros, capixabas, goianos, brasilienses e poucos baianos da capital. Mas é esse distanciamento dos grandes centros urbanos que faz de Mucuri, município no Extremo Sul da Bahia, com pouco mais de 40 mil habitantes, um paraíso ainda a ser descoberto…
Ela é a mais antiga sede episcopal do Brasil, mais que a própria Catedral Basílica da Sé, localizada no Terreiro de Jesus, em Salvador. E chegou a ser chamada de “A Sé de palha”, por ter sido construída em taipa e coberta de palha, em 1552, quando da chegada do primeiro governador geral do Brasil e fundador da cidade de Salvador, Thomé de Souza, em 1549, três anos antes. A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, na rua do mesmo nome, no lado oposto à Rua Chile, está incrustada próxima…
Quer uma programação bem diferente em Salvador? Conhecer alguns cantinhos dessa bela Baía de Todos os Santos que poucos baianos conhecem? Então vamos nessa, mas com espírito de aventura, tá! Numa área de 1.233 quilômetros quadrados, onde estão 56 ilhas, você vai descobrir que em pleno século XXI, no entorno da terceira maior capital do país, a bela Salvador, a Baía de Todos os Santos ainda reserva agradáveis surpresas a quem se aventura a percorrer suas reentrâncias da costa litorânea que banha vários municípios. Das 56 ilhas, algumas são desabitadas…
Difícil é estar em Salvador, em qualquer época do ano, mas principalmente durante o verão, e não se render aos encantos, charme e principalmente aroma e sabor de uma moqueca, de camarão, peixe ou de frutos do mar. O cheiro do azeite, temperado com leite de coco, coentro e acompanhado da famosa pimenta malagueta, deixa baianos e, principalmente, turistas, reféns do Deus da Gula, ante os pratos maravilhosos, deixados como herança pelos antigos africanos, portugueses e indígenas que habitavam o Recôncavo Baiano. A moqueca é provavelmente um dos pratos que…
Calma que essa pandemia já, já vai embora e você vai poder vir matar a saudade ou conhecer a terrinha. Ao desembarcar em Salvador o turista enfrenta um agradável dilema: o que fazer nessa terra tão rica em destinos, diversão e cultura. Baianas tipicamente trajadas costumam receber quem aqui chega com fitinhas do Senhor do Bonfim. Dizem que é para dar sorte e se envolver na magia da terra e do seu povo, ritual que se repete, muitas vezes, na hora da partida, para que você que nos visita possa…
Uma viagem a Comuruxatiba, no litoral sul, é o sonho de muitos turistas que visitam a Bahia em qualquer época do ano. Praias lindas e algumas delas ainda virgem, e um cenário da natureza que é recompensado pela boa infraestrutura hoteleira tornam qualquer viagem agradável. Mas para quem pensa que o prazer da visita se esgota ai, terá uma surpresa agradável se estender esse passeio para a localidade de Barra do Cahy. A praia é ainda pouco freqüentada, mas por isso mesmo surpreende quem a visita, por causa de imensidão…
A vila de Mangue Seco é um lugarejo isolado numa península sem acesso por estrada, situado no município de Jandaíra, na Bahia, quase Sergipe. Ali só se chega de barco, de bugre ou jipe 4×4. O melhor é ir de barco, a partir de Porto do Mato, em Sergipe, de onde partem as lanchas que navegam pelo rio Real até chegar em Mangue Seco. Só esse trajeto, de cerca de 20 minutos, já valeria a pena, de tão bonito. De um lado, o Rio Real. Do outro, o mar. No…
Na natureza é também numa concha que ela brota para transformar-se em jóia rara, admirada pelas mulheres e de alto valor comercial. As de melhor qualidade estão no golfo pérsico, mas em menor escala se espalham pelo mundo. Na Bahia há também uma concha que nos oferece jóias preciosas. É a Concha Acústica do Teatro Castro, o mais conceituado espaço de shows de Salvador. Sempre ocupada por uma galera que se emociona do começo ao fim de cada show, a Concha já foi palco de apresentações memoráveis, desde os Novos…
Agora que passou a virada do ano, que 2018 se consolidou, o roteiro de férias se abre à sua frente e entre uma pausa do Festival da Virada, que já se foi, e enquanto aguarda a Lavagem do Bonfim, a festa de Iemanjá ou mesmo o Carnaval, que tal um passeio de escuna ou lancha pela Baía de Todos os Santos? São 56 ilhas espalhadas na segunda maior baía do mundo, circundadas por um mar azul e transparente, de águas mansas e mornas, a esconder recantos paradisíacos e histórico. Aqui,…
Os baianos costumam passar por ela, reverenciá-la e se benzer. Os turistas, contemplá-la e se extasiar. Faltam palavras para descrevê-la. A imponência da sua arquitetura, em estilo barroco, já bastaria para fazer desse templo um lugar único nessa terra de tantas igrejas – dizem que 365 - mas seu interior, todo banhado em ouro, torna a visita ainda mais deslumbrante. Estamos falando da Igreja da Ordem Terceira Franciscana ou, simplesmente, de São Francisco, como é mais conhecida, construída no século XVII e localizada no coração do Centro Histórico de Salvador, no…
Após o período pandêmico, a retomada das atividades turísticas na Bahia foi bem sucedida e o estado vem acumulando posições de liderança entre os destinos brasileiros. Segundo a Secretaria de Turismo (Setur-BA), o quadro é resultado de ações conjuntas das três esferas de poder (municipal, estadual e federal), do trade turístico e da sociedade civil, tendo à frente o governo baiano. O reflexo do cenário positivo está em premiações recentes conquistadas pela Bahia, nos segmentos hoteleiro, gastronômico e de atrativos naturais, oferecidas por empresas com reconhecimento no mercado. Destaque para…
Em meio ao ofertório, eucaristias e outros rituais da Igreja Católica, soa o som dos atabaques e agogôs, instrumentos que compõem as músicas herdadas pelos antigos escravos africanos que vieram à Bahia, no período colonial, e que fazem parte de vários rituais das religiões de matrizes africanas. A hóstia, uma espécie de pão de trigo fino, usada pelos católicos, convive harmoniosamente com o acarajé e o abará, comida dos orixás. E todos rezam sem se importar com a religião do outro. Pois nisso acontece em Salvador, no mais eclético dos…
Se Dionísio e Baco, deuses mitológicos grego e romano, representam a gula (a bebida e a comida), eles devem ter aportado aqui em Salvador, e se misturados a outros deuses africanos, portugueses e até mesmo indígenas, espalhando seus apetites celestiais pelos quatro cantos da capital baiana. Essa mistura faz de Salvador um verdadeiro celeiro gastronômico, onde o ato de comer e beber é muito mais que o alimento do corpo, mas o prazer de estar em um bom ambiente, onde há espaços para os mais diversos tipos de comportamentos. Essa…
Cantada em prosas e versos por Dorival Caymmi, a lendária Lagoa do Abaeté tornou-se uma das maiores referências de Salvador. Impossível vir à cidade e não visitá-la. Suas águas escuras abrigavam bandos de lavadeiras e davam um colorido único ao local. Mas o tempo tirou parte desse brilho e muitos deixaram de frequentar a bela lagoa. Mas ela está de volta como circuito imperdível nesta bela Salvador. Com segurança reforçada, a Lagoa do Abaeté ganha mais um atrativo para baianos e turistas que frequentam o local. Localizada no bairro de…
Estar em Salvador e não conhecer o Pelourinho é uma viagem incompleta. Mas para se chegar ao Pelourinho é preciso antes receber as bênçãos dos santos católicos das quatro igrejas que compõem o Largo do Terreiro de Jesus, que é a porta de entrada e passagem obrigatória de baianos e turistas que frequentam a região. E é nesse quadrilátero que data da época da fundação da cidade, em 1549, que estão quatro das principais igrejas da capital baiana. O nome é quase desconhecido: Praça 15 de Novembro. E é a…
Imagine um templo em pelo centro de uma metrópole de 3 milhões de habitantes, onde o silêncio impera e se celebra a paz. Onde é possível passar horas a refletir, a contemplar o belo e a se lançar num diálogo silencioso com o infinito. Imagine que além de tudo isso você tem um verdadeiro tesouro à sua volta. Peças únicas, a contar a história, escritas a mão, com narrativas emocionantes. E, em alguns casos, você pode até tocá-las. Estamos agora em pleno Centro Histórico de Salvador, na Avenida Sete…
Acordar e se deparar com um sol brilhante e tendo ao fundo a Baía de Todos os Santos. Esse é o sonho de dez em cada dez visitantes que elegem Salvador durante o verão. Mas além do olhar contemplativo para a bela baía, de um dos muitos mirantes da cidade, se o foco for mais para o lado direito pode chegar a boas surpresas na Península de Itapagipe, com as praias da Ribeira e da Boa Viagem, e a linda ponta do Humaitá, onde fica o pequeno farol do mesmo…
Em Salvador há espaços para tudo, belas praias, uma gastronomia de dar água na boca e cultura. Muita cultura!. E nesse quesito vale incluir um passeio a um dos locais de maior memória da história religiosa da cidade, localizado perto de tudo, entre a Praça da Sé e a Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador: o Museu da Misericórdia. O museu mostra todo o processo de colonização e religiosidade dos 500 anos de história do Brasil e da Bahia, com um rico material dos mais diversos. O acervo do museu é um dos mais…
Ir a Chapada Diamantina para curtir a natureza exuberante de perto, suas matas e cachoeiras sempre esteve no roteiro dos que buscam algo mais que praia e sol nas férias e feriadões. Mas a Chapada agora tem algo mais a embalar seu clima ameno nas agradáveis noites desse fim de verão e outono. O potencial turístico da região é inegável o que faz desse pedaço especial de Bahia um dos principais destinos do ecoturismo no Brasil, mas agora as longas caminhadas durante o dia, muitas delas de tirar o fôlego, são…
Para quem pensa que o turismo na Bahia só acontece durante o verão, saiba que em qualquer época do ano, chovendo ou fazendo sol, com calor ou frio, sempre há um lugar para se conhecer e aproveitar as férias ou mesmo aquele final de semana prolongado provocado por um feriadão. Até o próximo verão, o ano ainda conta com vários finais de semanas e feriados. Aproveite alguns deles e conheça lugares maravilhosos que só na Bahia há. São várias as opções nas 13 zonas turísticas, que vão do litoral, em…
Em cada canto dessa quadricentenária cidade de Salvador se respira história. História de lutas, conquistas, de bravura e heroísmo. Poucas, porém se comparam a dessa mulher, ainda mais quando se comemora o 2 de Julho, Independência da Bahia, pela qual ela deu sua vida. Uma freira, que não se intimidou com as baionetas dos soldados portugueses. E foi varada por uma delas que tombou em defesa da pátria e dos seus ideais. Conta a história que, em 19 de fevereiro de 1822, a religiosa deparou-se com soldados das tropas portuguesas,…
Como uma das “joias” que encantam o turista neste imenso litoral baiano, a Praia da Gamboa, em Morro de São Paulo, região do Baixo Sul, na chamada Costa do Dendê, entre Salvador e a Península de Maraú, é um dos destinos mais procurados para quem visita a Bahia. Tão bela quanto as badaladas praias "numeradas” (da primeira à quarta) de Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé e cujo acesso só é possível por via marítima ou em voos regionais fretados, a Gamboa e uma espécie ded paraíso, onde…
Nas comemorações festivas, em boa parte do estado e principalmente em Salvador, o calendário turístico continua no mesmo ritmo de atrações e diversificações. Sai o São João, com o até o próximo ano de São Pedro, encerrando os festejos juninos que ocorreram em todo o Estado, e as atenções se voltam para o Recôncavo Baiano, na cidade de Cachoeira,nas margens do Rio Paraguaçu, e Salvador, ponto alto dos festejos do Dois de julho, a festa da Independência da Bahia, ocorrida em 1823. Como na Bahia e Salvador em particular, tudo…
Uma cidade que respira mar o ano todo, não poderia começar o Ano Novo de forma diferente, que não pelo mar. A capital baiana tem três tipos de orla, a Atlântica, que vai até os limites do município de Lauro de Freitas, com destaque para as praias de Piatã, Itapuã, Stella Mares e Flamengo. A Orla da Baía de Todos os Santos, com destaque para o Porto da Barra, local onde está o marco de fundação da cidade, de 1549. E a Orla da Península de Itapagipe, com destaque para…
A Prefeitura de Salvador inaugurou a Lagoa dos Dinossauros, no bairro do Stiep, atrás do Hotel Faro Inn e próximo ao antigo Centro de Convenções da capital baiana. A solenidade contou com a presença de Bruno Reis, prefeito da cidade, e participações de outras autoridades. Diversas réplicas em tamanho real de animais pré-históricos, que segundo geólogos viveram na terra entre cerca de 210 e 65,5 milhões de anos atrás, foram instalados no local, que abriga vegetação da Mata Atlântica. Os visitantes encontrarão duas réplicas de Tiranossauro Rex, com cerca de…
Palco de histórias fascinantes contadas com estilo único nos romances de Jorge Amado, a Costa do Cacau guarda segredos que nem o próprio Jorge revelou em suas obras. A bucólica Ilhéus e suas antigas fazendas de Cacau, suas praias, igrejas e o tradicional Vesúvio fazem da região uma parada obrigatória para quem quer viajar no tempo e curtir o mar. Composta pelos municípios de Ilhéus, Itacaré, Ipiaú, Maraú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil e São José da Vitória, a Costa do Cacau é uma das 13 Zonas…
Um paraíso secreto à beira de uma lagoa encantadora, a Lagoa de Arauá, este é o cenário do Restaurante Bar e adega Terroir do Axé, localizado no litoral norte da Bahia, próximo a Praia do Forte.🌷🎋 O Terroir do Axé está de portas abertas para aqueles que buscam a calmaria e o contato com a Natureza sozinho ou com a família.👨👩👧👦👨👦 O cardápio é de dar água na boca, produtos naturais colhidos na própria horta fazem parte das receitas que despertam um sabor atemporal em todos os pratos. 😋 A…
Ela é a primeira praia da Bahia e do Norte e Nordeste a receber a Bandeira Azul, o selo internacional de qualidade concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE - Fundação para Educação Ambiental), que seleciona as melhores praias em todo o mundo, desde 1980, destacando as que têm melhor qualidade de água, infraestrutura e preservação ambiental.E fica pertinho da capital, na Ilha dos Frades, uma das 35 ilhas e ilhotas da Baia de Todos os Santos e a menos de uma hora de navegação tranquila a partir do Terminal…
Imagine começar ou terminar o dia desfrutando de uma rica paisagem tendo ao fundo o mar azul da Bahia, contemplado ainda por uma brisa amena soprando no rosto. O calçadão da Barra, que se estende até o Centro Espanhol, já em Ondina, é a sugestão para quem quer curtir um pouco das belezas dessa terra e de sua gente numa área mais central de Salvador, praticamente a primeira praia da Orla oceânica, que tem por marco o imponente Farol da Barra. O passeio é imperdível, mas não é o único…
Antes que comece o agito do carnaval, quando todos os espaços são tomados por foliões, e quando o verão oferece plenas condições de aproveitar a luminosidade do sol para fotografias, aproveite sua estadia em Salvador para conhecer, a pé, as surpresas que a região central da cidade oferece. Do Santo Antonio Além do Carmo, ao Pelourinho, do Comércio à Rua Chile, descubra um pouco de como a primeira capital do Brasil se formou e porque se perpetua como um dos lugares mais bonitos, surpreendentes e histórico desse País. A pé,…
Para uma parcela significativa dos que visitam a Bahia, Valença é apenas a passagem para se chegar a Morro de São Paulo, Morerè, Boipeba e Guaibim. Uma porta de entrada para os diversos destinos da Costa do Dendê, até Itacaré e Ilhéus ou mesmo as paradisíacas praias da Baía de Maraú. Na verdade, a cidade às margens do Rio Una, oferece surpresas que encantam a quem se dispõe de despender um pouco de tempo para percorrer suas ruas ainda, em parte, calçadas com paralelepípedos, com casarios históricos e coloridos e…
Você já pensou em chegar a uma praia de águas mansas, onde o mar se encontra com o rio lhe oferecendo uma espécie de massagem natural que só a mãe natureza é capaz de propiciar? Você vai ter de percorrer 180 km de estrada, na agradável Linha Verde, nada demais para um fim de semana prolongado ou se seu destino é Aracaju ou, ainda, o litoral nordestino. O sacrifício compensa. Chegar a Barra do rio Itarari, no município de Conde, é desembarcar num paraíso. Do asfalto até o povoado são…
Difundida em outros estados através das novelas, as belas paisagens baianas agora também ganham formato “Road show”, em campanha feita pela Secretaria Estadual de Turismo, que lançou em São Paulo e no Paraná a campanha ‘Bahia Cenário de Novela’. A apresentação itinerante percorrerá um total de dez cidades brasileiras para divulgar atrativos turísticos baianos. A Bahia e o jeito baiano de ser sempre despertaram o interesse das principais emissoras de televisão no Brasil, na realização de novelas e séries para a televisão. Foi assim com Velho Chico (2016), rodada nas…
Quando se fala em fontes térmicas no Brasil uma lembrança vem logo à mente: Caldas Novas, em Goiás. Famosa por suas águas quentes e termais, a cidade goiana recebe anualmente milhares de turistas por conta disso. Mas aqui perto de Salvador nós também temos fontes termais e boas. São 252 quilômetros a partir de Salvador, seguindo pela BR-324 até Feira de Santana e daí rumando pela BR-116 Norte. O destino é Caldas do Jorro, às margens do rio Itapicuru, cujo lençol freático abriga fontes de águas límpidas, abundantes, com grande…
Com a chegada do verão, a Costa do Dendê, ou Litoral do Baixo Sul, na Bahia, que vai de Valença até Camamu, e onde estão algumas das mais famosas e badalas praias do litoral baiano, se prepara para uma grande temporada, com o turismo em alta e pousadas no limite de reserva para algumas datas. . É o caso do Portal Rio Uma, o maior e principal hotel de Valença, e de onde costumam partir os hóspedes que vêm de outros estados e ali se hospedam para seguirem destinos paradisíacos,…
Passadas as turbulências da era Covid, chegou a hora de retomar a vida normal, mesmo com um cenário mais cuidadoso, mas que exprime a continuidade da vida. E essa continuidade inclui o devido descanso, com viagens de lazer. Em grupo ou com a família, para conhecer novos lugares ou rever aqueles que marcaram, pela beleza, pela cultura, pela história. E a Bahia, Salvador em destaque especial, oferece um pouco e muito mais de tudo isso. Um povo rico em hospitalidade, história, religiosidade diversificada, gastronomia inigualável e um jeito que o…
A caminho de Barra Grande, Maraú ou Itacaré, uma passada na pequena cidade de Nilo Peçanha para conhecer a tradição do Zambiapunga deve ser incluída no roteiro de quem faz turismo na Bahia ou mesmo de quem quer conhecer um pouco das tradições desse Estado. A manifestação, marca registrada da pequena cidade, é um dos símbolos culturais mais marcantes da região do Baixo Sul da Bahia, que começa em Valença e termina em Camamu. E os grupos de mascarados coloridos é traição nos desfiles nos festejos juninos e, sobretudo, em…