Quem já esteve na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, pode dizer que visitou uma das cinco melhores praias do mundo e o segundo melhor destino do país. Esse é um dado do Ranking das Melhores Praias 2024, um estudo do Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas, que elencou, além da capital baiana, praias localizadas em municípios do estado do Rio de Janeiro entre as dez mais bem avaliadas no mundo: Saquarema, Rio de Janeiro e Búzios.Três destinos baianos também estão entre os 20 melhores do planeta. São eles a Praia do Forte, em Mata de São João; Morro de São Paulo, em Cairú; e Costa do Sauípe, também em Mata de São João.
O estudo divulgado também aponta as 10 melhores praias, conforme duas categorias: praias de vila, em que a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe ocupa o 1º lugar, e a Segunda Praia, em Morro de São Paulo, a 4ª colocação; e praias do Atlântico Sul, em que o destino da Ilha dos Frades é o segundo colocado. Para Márcio Franco, diretor de turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, o trabalho conjunto entre poder público e sociedade civil colabora para boa classificação do litoral soteropolitano no ranking.
“É um esforço conjunto entre as autoridades locais e a comunidade para preservar e valorizar nossas praias. Investimos em infra-estrutura, segurança e na conscientização ambiental, o que resulta em praias mais limpas e seguras para moradores e turistas”, explica.O objetivo do Ranking das Melhores Praias 2024, portanto, é que os tomadores de decisão identifiquem quais critérios podem ser aprimorados para aumentar a pontuação, rumo a um turismo mais sustentável.
Dentre os aspectos considerados na avaliação das melhores praias, portanto, estão: acesso a estacionamento, segurança, serviços e infra-estrutura, patrimônio, espécies, qualidade ambiental, dissipação de energia de ondas, qualidade da água e areia, lixo e resíduos, além da contaminação episódica.
A lista das melhores praias 2024 foi elaborada com base no parecer de 46 avaliadores, entre oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores. Conforme a especialista Ana Faggi, a multidimensionalidade metodológica revela que a praia é um ecos 4 praias baianas estão entre as melhores do mundo