Depois do New York Times, um dos maiores jornais do mundo escolher Salvador como o principal destino turístico no Brasil, agora foi a vez do Datafolha, um dos maiores institutos de pesquisas no país definir a Bahia, e com ela Salvador, Chapada Diamantina e Porto Seguro, como o principal, destino do turismo para os brasileiros.
Com seu imenso litoral – o maior do Brasil, com 1.100Km de extensão – diversidade do clima e da geografia, cultura miscigenada com elementos do africanismo herdado pelos antigos escravos coloniais, dos portugueses e da cultura indígena, a Bahia se destaca na cultura, na gastronomia e na religiosidade como uma terra onde todos os elementos se juntam, num sincretismo que vai além do religioso, e que se espalha por tuas, ladeiras, becos e bairros de Salvador, e em várias regiões do interior do Estado.
Por isso mesmo, em recente pesquisa do Instituto Datafolha, as cidades de Salvador, Porto Seguro e a região da Chapada Diamantina são as preferidas dos paulistanos na hora de decidir para onde viajar. A pesquisa Datafolha sobre o melhor do turismo para os habitantes da cidade de São Paulo destaca a Bahia como melhor destino doméstico, superando o Rio de Janeiro, mais próximo dos paulistas, e que até pouco tempo era o destino preferido.
A pesquisa revelou que a capital baiana é o portão de entrada para 77% dos turistas que chegam pela Bahia por via aérea, dando acesso a quem vai para outras regiões do estado. A pesquisa destaca também que o estado está entre os líderes na categoria de férias em família, e Salvador, no destino de Carnaval. Nos últimos anos, a Bahia já vinha em uma escala ascendente da preferência dos paulistas e no ano passado já empatava com o Rio de Janeiro na preferência da viagem pelos paulistanos. A cidade de São Paulo é, justamente, a maior emissora de turistas para a cidade de Salvador. Em segundo lugar fica o interior do estado de São Paulo.
Nos últimos anos, graças à uma série de obras realizadas em Salvador, desde a requalificação das ruas do Centro Histórico à orla marítima, a cidade viu crescer o número de visitantes não só do Brasil, mas também do exterior. Entre as obras realizadas estão a requalificação da orla, a construção de museus e da Arena Aquática, a inauguração de ciclovias e ciclofaixas, o calendário permanente de eventos, a entrega da Casa do Carnaval e a remodelação do Centro Histórico, que está em andamento. Além disso, Salvador, por ter uma característica de turismo de lazer, as obras estão com a natureza privilegiada, as praias, a história e cultura, o patrimônio arquitetônico, a religiosidade dos baianos.
Trade turístico – O presidente do Salvador Destination, Roberto Duran, afirmou que o resultado da pesquisa é um reposicionamento da cidade e do estado na área do turismo. Duran destacou a requalificação da cidade de Salvador, além da diversidade de áreas a serem exploradas na cidade. “Isso abre um caminho para que o estado e a cidade passem a ser melhores avaliadas por todos os principais polos emissores.
Porto Seguro é o segundo ponto de atração do estado e vem se qualificando de forma muito interessante, agregando com mercado de casamentos e grandes festas. E a Chapada se posiciona como um destino ecológico, de observação de pássaros, de esporte radical. Está dentro da linha de sustentabilidade ecológica que não temos tão fortemente em Salvador e Porto Seguro”, explicou.
O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa, afirmou que o resultado da pesquisa é um “reconhecimento da realidade do estado”. A Bahia é um estado completo nas suas 13 zonas turísticas e comprova o que nós moradores sempre soubemos de que é um estado fantástico. É muito importante que o estado esteja sempre em evidência, não somente estar bom, mas também temos que mostrar isso para todo mundo para lembrar as belezas que nós temos aqui”, disse Sílvio.